✿ܓܓ
um cantinho especial pra você ,de prosa en prosa vai surgindo uma pagina encantada cheia de cor e magia que a todos encantam sejam bem vindos a o Cheiro de hortela ✿ܓܓ✿ܓO ar tem cheiro de hortelã...ou borboletas. Não sei.

A cozinha é um pedaço da casa onde eu gosto de ficar.
Ali,tudo cheira a ela.
Uma mulher no canto me vigia mesmo sem presença física.
Converso com ela.
Ela reflete no chá que bebo.
Acho que de hortelã - não me lembro... -
Canto canções que falam de amor.
E entre as palavras a chamo.
E ela quer saber a noção exata do que sinto.
Ainda não aprendi a traduzir isso.Imito o vento.
Preciso de palavras novas.Mas,são sempre as mesma que me lembro quando penso nela.
Amor.
O ar tem cheiro de hortelã...ou borboletas.Não sei
Perdi um pouco da memória de mim.
Me encontro nela e nesse vago encontro com a essência que ela deixou aqui...

Mariana Gouveia

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Geleias para fim de ano!

Faça estas delicias monte uma cesta desta e de de presente desculpe esta já tem dona mas mais pra frente faço outra e coloco no sorteio 

Ola. Como já devem saber, o sal aromático virou moda nos melhores restaurantes do mundo, o sal aromático é uma mistura de sal com ervas, especiarias,fungos,etc... Hoje eu resolvi fazer alguns tipos de sal aromáticos, e posso dizer que ficou muito bom. Eu fiz alguns tipos diferentes de sais aromáticos, alguns meio diferente, outros nem tanto.Não sei dizer quando foi criado a ideia de sais aromáticos, mais eu gostei muito da ideia e gostaria de parabenizar a pessoa que criou.
Bem, então eu vou passar as receitas de alguns dos tipos que eu fiz hoje.


 Eu gostei muito de alguns e outros, adorei (hahaha), mais ficou bem legal. Confiram.Sal aromático de cravo da Índia e canela da China

200 gr de sal grosso
20 gr de canela da China (casca)
20 gr de cravo da Índia

Misture tudo, leve ao fogo brando por 5 minutos ou até que o sal fique meio escuro. Você pode usar para decorar pratos, temperar carnes em geral ou até mesmo em alguns doces.
 .com certeza vão fazer toda a diferença ...coisas simples como uma cesta de geleias  frescas ornamentadas com ramos de alecrim!  

Geléias e o fim dos potes vazios


Há pouco tempo peguei uma nova mania, guardar potes e recipientes de vidro. Acho que começou quando tivemos que comprar algumas papinhas para o Luca, achei que aqueles potinhos de vidro seriam ótimos para guardar meus temperos. Depois foram as garrafas de azeite, potes de geleia, palmito, azeitona, etc..
Dia desses fui a dispensa e vi que o estoque de potinhos começou a crescer e já comecei a pensar no que fazer com todos eles, o resultado: um sábado inteiro na cozinha fazendo geleias, pesto, chutneys...

Quando faço geleias, tento acrescentar algum ingrediente para fugir do tradicional, então aí vão duas receitas pra você experimentar.


Receita de geleia de morango, gengibre e baunilha
Fiz essa inspirado em uma mistura de chá   só que troquei a groselha pelo morango. Fez sucesso aqui em casa. :)

Ingredientes:
- 600g de morangos limpos
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- suco de 1/2 limão

Preparo
Em uma panela coloque todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo bem, até chegar na consistência de geleia.


Receita de geleia de damasco e mexerica
Essa combinação parece exótica, mas funciona muito bem, usei o damasco seco porque não achei o fresco. Mas se você encontrar dê preferência.

Ingredientes:
- 350g de damasco seco picado
- suco de 2 mexericas
- suco de 1 limão
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 colher (chá) de cravo da índia
- água o quanto baste

Preparo:
Em uma panela coloque todos os ingredientes e cozinhe até o damasco ficar bem mole, a ponto de desmanchar quando apertá-lo com a colher. Se for necessário vá acrescentando água. Tire do fogo quando chegar na consistência de geleia.

5 comentários:

  1. Nossa ,quanta coisa linda e boa, ainda com as receitinhas!Adorei! belos presentes!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!
    Alguns desses ingredientes eu nem nunca ouvi falar.
    Mas também guardo todos os frascos de vidro e faço compotas e chutney, que adoro.
    As garrafas do azeite não costumo aproveitar, mas aí está uma grande ideia para conseguir azeite aromatizado.
    Érica, você é brasileira?
    É que tem um inconfundível ar de nórdica e esse seu gosto pelas coisas é muito alemão, povo que muito admiro.
    Adoro receber-te e deliro com o teu fantástico espaço.
    Beijos da Nina

    ResponderExcluir
  3. Já copiei a receita...adoro damascos e não faltam em casa...vou fazer a geléia e usar em um pavê que adoro com côco.
    Seu Blog é maravilhoso, são lindas e inspiradoras fotos!
    Bom fim de semana e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Querida Érica, obrigada pelo lindo, tão lindo, texto que deixou na minha cozinha.
    Você é, repito, uma pessoa muito especial que não me canso de visitar.

    Por aqui, terminámos o almoço de Natal, em família , e estou na fase chatinha da arrumação.
    Enquanto a máquina de lavar a louça trabalha, vim deixar um beijo e desejar um muito, muito feliz 2012.
    Nina

    ResponderExcluir
  5. Estas geleias já me deixam com água na boca, logo vou experimentar, bjos.Else

    ResponderExcluir

Que bom que veio aqui espero que goste deste cantinho mineiro..

Seguidores

cursor

estrelinhas

brillho



fundo





....

cha quentinho ummmm

cha quentinho ummmm

mensageiro dos ventos